Monday, November 02, 2009

A pomba e a formiga

Para iniciar a primeira unidade do 1º ano (Ter um coração bondoso), explorei a história da Pomba e da Formiga. Vimos um pequeno filme de animação (com 10 m de duração)...


... explorámos o texto em banda-desenhada...


... e colorimos uma pombinha com a mensagem da aula.
E os colegas de EMRC? Como começaram a abordar este tema?


3 comments:

Anonymous said...

Como tenho tão poucos meninos do 1º ano e mais do 2º ano, confesso que estou a seguir o programa do 2º ano. Mas esse tema é sempre oportuno dar em qualquer altura e a qualquer ano.
Como é a 1ª vez que tenho tantos 1º ciclo, gostava que a disciplina começasse a ter uma face mais visível nas escolas do 1º ciclo onde vou leccionar. Por exemplo, com cartazes na escola com trabalhos feitos nas aulas.Agora na época de Natal, estou a pensar fazer um cartaz a dizer " os alunos de EMRC desejam a todos os meninos ..."
e depois dar - lhes por exemplo uma estrela onde eles colocam a mensagem.Acho que é importante o resto da escola saber que a disciplina está lá na escola. Para a semana com o 3º e 4º ano vamos apresentar, às turmas deles, um teatro sobre o S. Martinho.
Ai, tantas ideias mas tão pouco tempo.
Toca a ajudar!
Elisabete

Luísa said...

Olá, Maria João!

Respondo a uma questão deixada no meu blog ao post "Canção Os livros da Bíblia", em Maio último.

Só vi a questão agora...

Esta música está num CD editado pelos Apóstolos da Palavra. Foi uma missionária que esteve na minha escola há uns anos. O contacto é: missionariasp@hotmail.com

Se não conseguir, eu tenho.

Continuação de um bom trabalho!!!

Beijinho

Orlando Marques said...

Ola,
comecei a unidade lectiva com a história «Um coração do tamanho da nossa casa» que vem no manual, que explorei com os alunos. Depois, com a minha inseparável "amiga guitarra" ensinei-lhes a canção «Um coração bonito para amar» que foi, e é, um sucesso entre os miudos, do 1º ao 4º ano.
Nas aulas seguintes viram a parábola da Ovelha Perdida em Vídeo e fizeram uma ficha de trabalho: os do 1º ano um labirinto para encontrar o caminho para a ovelha perdida, e os outros uma banda desenhada para recortar para sobre a ajuda que os amigos podem dar uns aos outros, e pintaram.
Também mostrei a história do «Principe Feliz», viram uma parte do filme «Nico» (o menino cego), e representaram a historia de S. Martinho com os fantoches que sugeres aqui no blog. Isto em várias aulas. Hoje fizemos uma ficha que serviu de revisão e para avaliação, sobre as várias histórias abordadas, e que continha um presépio para pintar, fazendo assim a ponte para a unidade lectiva sobre o Natal.