Pages

Thursday, October 22, 2009

O Essencial



"Um dia, um dos maiores professores da Universidade, candidato ao Prémio Nobel da Paz, famoso em todo o mundo, chegou às margens de um lago. Pediu ao barqueiro que o levasse a dar um passeio na sua barca. O homem aceitou. E quando já estavam longe das margens do lago, o sábio começou a interrogá-lo. - Sabes história? - Não. - Então um quarto da tua vida está perdida. Sabes astronomia? - Não. - Então dois quartos da tua vida estão perdidos. Sabes filosofia? - Não. - Então três quartos da tua vida estão perdidos. De repente, levantou-se uma tremenda tempestade. O barco, no meio do lago, começou a agitar-se como uma casca de noz. Um vendaval muito forte. Gritando, o barqueiro perguntou ao professor: - Sabe nadar? - Não! - Então toda a sua vida está perdida!"


COMENTÁRIO:

Vimos à escola carregados com livros, porque queremos saber muitas coisas. Temos as nossas disciplinas preferidas. E talvez alguém pense que toda a sabedoria está em aprender tudo o que a ciência e a técnica nos têm para comunicar. Mas o professor do conto tinha essa sabedoria e não se salvou!

Nestes encontros fala-se de uma outra sabedoria. É aquela que nos vem da Palavra de Deus e nos fala do sentido da nossa vida. Diz-nos por que existimos, por que trabalhamos, por que nos amamos como irmãos, por que não erdemos a esperança mesmo nas dificuldades. É uma Palavra de Vida.
in "Bons-Dias" de Pedrosa Ferreira

No comments: