Wednesday, April 20, 2016

Vamos fazer um Kolam?

Para iniciar o tema do 3º ano: "Diálogo com Deus", começo por mostrar exemplos das diferentes formas de dialogar com Deus em diferentes religiões. Acho o Kolam uma tradição muito bonita. Retirei esta atividade do livro "Energias e Relações para Crescer- Uma abordagem criativa para gerir as emoções" de Maria Mercè e Jaume Soles, Editora Edicare.

Lê-se em voz alta o seguinte texto:
"Em muitas aldeias hindus, as pessoas começam o dia varrendo o chão da entrada das suas casas. Limpam-no, alisam-no (se for de terra) e deixam-no como novo. No instante em que o Sol aparece no horizonte, dão início ao ritual de cada dia: com giz branco ou de cor, terra de vários tons, tinta, folhas de plantas variadas, raminhos ou outros materiais que tenham à mão, cada pessoa, deixando-se levar pela sua inspiração, faz um desenho no chão (umas vezes com formas geométricas. outras com motivos florais ou traçando círculos, espirais, etc.). Enquanto executam o desenho, meditam e dizem:"

 "Assim começam estas pessoas o dia, conscientes de que a vida é uma dádiva. O desenho serve para dar as boas-vindas a todas as pessoas que naquele dia entrem nas suas casas. No dia seguinte, quando o sol tornar a nascer, apagarão o desenho que tão cuidadosa e criativamente tinham executado. Não importa que fosse magnífico ou maravilhoso, nem sequer o trabalho que lhes deu. Desfazem-se dele sem hesitações. O desenho do dia anterior já não serve. O dia de ontem passou. Hoje é um novo dia. Não se pode viver de dádivas do passado. Cada dia tem o seu próprio desenho."

Na net encontramos imensos exemplos e tutoriais. Temos aqui um Kolam com desenhos geométricos:




Outro Kolam com motivos florais:



Depois de refletirmos um pouco sobre esta tradição hindu e sobre o sentimento de GRATIDÃO, desafiei os alunos a desenharem o seu próprio Kolam.

No comments: