Sunday, April 24, 2011

Os amigos de Jesus enterraram-nO numa cova e fecharam a entrada com uma pedra de grande tamanho. Ao cabo de três dias, foram umas mulheres ao túmulo e verificaram que a pedra estava deslocada do seu lugar. Nesse momento, apareceu um anjo que lhes disse que Jesus tinha ressuscitado. As mulheres muito emocionadas, correram a dar a notícia aos discípulos de Jesus.



Crucificação de Jesus


Pôncio Pilatos perguntou a Jesus se era filho de Deus e Ele respondeu que sim. O governador achava que Jesus não tinha feito nada de mal e queria deixá-lO em liberdade, mas os sumos sacerdotes desejavam que morresse. Pilatos entregou Jesus seguindo as instruções dos sacerdotes, que O condenaram à morte. Jesus morreu crucificado no Calvário, um montículo dos arredores da cidade de Jerusalém.

Thursday, April 21, 2011

Semana Santa

Livrinho para explicar às crianças os momentos que marcam a Semana Santa. Mais actividades aqui!




A Última Ceia

Jesus sabia que em breve morreria e desejava celebrar a última festa de Páscoa com os discípulos; estava triste e os discípulos não sabiam o que se passava. Jesus incitava-os a amarem-se uns aos outros como Ele os tinha amado.



Durante a ceia, comeram pão e beberam vinho, e Jesus pediu-lhes que, sempre que se reunissem na Páscoa, se lembrassem d'Ele.

Domingo de Ramos

Uma Primavera, Jesus e os discípulos foram a Jerusalém para lá celebrar a Páscoa. Jesus entrou na cidade montado num jumentinho. Havia muita gente e todos queriam vê-lO. Saudavam-nO com ramos de oliveira e de palmeira e Ele estava muito emocionado porque todos O admiravam e entrava na cidade como um rei.


Wednesday, April 20, 2011

Viver a Páscoa em família


É importante vivermos em família a verdadeira Páscoa. Não nos limitarmos a ensinar a história da Páscoa, mas vivenciarmos a alegria de Jesus Ressuscitado na nossa família. Partilho AQUI a minha experiência pessoal e desejo a todos uma Santa Páscoa.

Ovos


Ovinhos para colorir

Caça ao Tesouro da Páscoa


No final do período realizei, mais uma vez, a "Caça ao Tesouro da Páscoa" para os aluno de EMRC do 1ºano. Os alunos do 8ºano fizeram de animadores e orientaram os seus coleguinhas.

Objectivos do Milénio

Em Setembro de 2000, chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, estabeleceram 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015.

Partilho Mandalas que encontrei na net, para colorir e aprofundar cada um dos objectivos:

1. Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome.




2. Alcançar o ensino primário universal.





3. Promover a igualdade de género.






4. Reduzir em dois terços a mortalidade infantil.




5. Reduzir em 75% a mortalidade materna.



6. Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves.




7. Garantir a sustentabilidade ambiental.




8. Fortalecer uma parceria global para o desenvolvimento.

11º Interescolas em Fátima


Aconteceu no dia 1 de Abril, o 11ºInterescolas de alunos de EMRC do 1ºciclo em Fátima, subordinado ao tema: "Somos sementinhas de beleza". A celebração foi lindíssima e os meus alunos gostaram muito da animação que aconteceu na parte da tarde. A disciplina de EMRC em força!!!

Se pudesse fazer uma pergunta a Deus







Para trabalhar o tema "Deus, o Grande Mistério", no 9ºano.

O mesmo perfume



Oração do Pai Nosso