Quando o grupo é novo e os alunos ainda não se sentem seguros para se exporem, eu prefiro começar com uma história. Permite aos alunos relaxarem e prepara-os para o tema a explorar na aula. "Se eu fosse..." De Richard Zimler explora a criatividade das crianças convidando-as a imaginarem adquirir características extraordinárias dos animais.
Depois de explorar a história, sugerir outros elementos de comparação: se eu fosse um planeta, uma paisagem, uma planta, uma estação do ano, um mês, uma música, uma cor, etc.
Se eu fosse... Seria...
Cada aluno toma nota da sua escolha e pensa em 3 características daquilo com que se identificou. por exemplo:
Se eu fosse uma estação do ano seria o verão, porque sou quente, calmo e sociável.
Depois de todos se terem apresentado, poderão fazer-algumas reflexões sobre a atividade:
- Foi-te difícil identificar as tuas características?
- Como te sentiste ao realizar esta dinâmica?
- Achas que a tua turma é diversificada? Porquê?
- Que conclusões retiras de ti próprio? E sobre o resto da turma?
Dinâmica retirada do livro:
"Exploradores Emocionais- uma abordagem criativa para gerir as emoções" da edicare.
usa isto para que anos?
ReplyDeleteEu uso esta dinâmica com as crianças a partir do 4ºano, assim tão estruturada. Com os mais novitos brincamos com a ideia de "o que serias se fosses" , e pergunto apenas a razão da sua escolha. São momentos bem divertidos, as crianças lembram-se de coisas extraordinárias! ;)
ReplyDelete