Pages

Thursday, October 05, 2017

Professora de EMRC- 40 Razões


O início do ano letivo é sempre duro para qualquer professor, mas especialmente duro para um professor de EMRC. Ao longo dos meus 20 anos de leccionação, raras foram as escolas que me deram no início do ano, as listas das turmas com os alunos inscritos na disciplina. A maior parte das vezes vou dar aulas completamente “às escuras” , sem ter noção se vou ter 10 ou 26 alunos. O “engraçado” é que os alunos, sobretudo os mais novos, também não sabem se estão inscritos, levando a mal entendidos. Empurrada no 1.ºciclo para as AEC, a disciplina de EMRC é erroneamente confundida com estas, levando a mais mal entendidos.

Por isso, o início do ano letivo pode ser frustrante e desanimador para um professor de EMRC. Este ano tem sido particularmente duro para mim e tive de parar e fazer uma sessão de auto Coaching. Estava a sair ao fim do dia da escola a fazer as mesmas perguntas: “Porque estou aqui? Porque me sujeito a esta confusão todos os anos?” E a pergunta chave: “Porque sou professora de EMRC?”

Precisava de clareza e partilho o exercício que fiz: “40 Razões” 


Procurei um local tranquilo onde sabia que não seria interrompida e fiz a lista das 40 razões, os 40 motivos pelos quais sou professora de EMRC. É preciso paciência e honestidade. No fim, este exercício conduziu-me à clareza que buscava e redescobri a resposta à pergunta fundamental: Porque sou professora de EMRC?

No comments: