Wednesday, March 16, 2016

Cruz da Semana Santa

Elaborei uma Cruz com os principais momentos da Semana Santa, para contar a história da Páscoa aos meus alunos do 1º ciclo. Utilizei imagens que encontrei em diferentes sites ao serviço da evangelização. É uma técnica simples e acessível para as crianças recontarem a história da Páscoa.







Nota: cortar os traços contínuos e dobrar os pontilhados. 


Wednesday, March 02, 2016

A Árvore Generosa

Adoro o livro de Shel Silverstein "A árvore generosa". Conto esta história maravilhosa, no 2º ano, quando trabalhamos o tema da amizade. Os diálogos que se seguem são sempre ricos e inspiradores.


Existem inúmeras formas de trabalhar esta história. Eu gosto de convidar os alunos a desenharem uma árvore usando o contorno da mão e do braço, e em cada ramo/dedo escrever uma característica que me diga porque são bons amigos. Afinal, a melhor maneira de termos bons amigos é sermos bons amigos.






Tuesday, March 01, 2016

Dinâmica do Sal


Para trabalhar o tema " Crescer na Diversidade", com os alunos de EMRC do 4º ano, gosto muito de fazer a dinâmica do sal:


INGREDIENTES: 
- Sal Grosso
- Canetas de feltro
- Copinhos de plástico
- Colher
- Funil
- Garrafa de Vidro

Distribuo um copinho de plástico com sal grosso, a cada aluno. Verificamos que todos os copos são iguais. Depois pergunto se têm uma cor preferida e se cada um pudesse ser uma cor, que cor seria. É curioso verificar que alguns alunos têm uma cor preferida mas não é a cor que escolheriam ser... Os alunos são convidados a colorir o sal com a caneta de feltro na cor escolhida. Pode parecer estranho, mas funciona!!!


Com um pouco de paciência e cuidado, depressa começamos a ver o sal a adquirir a cor pretendida. Segue-se um breve diálogo sobre os resultados verificados e reforçamos a ideia de que cada um de nós é unico e especial, cada um tem a sua cor...



Depois, com a ajuda de um funil, vamos colocando o sal colorido por camadas, numa garrafinha de vidro. De facto, somos únicos, mas em grupo somos capazes de fazer coisas muito bonitas!...


Construir uma Bíblia

Ensinar às crianças o que é a Bíblia, é um grande desafio! Gosto de usar recursos visuais para facilitar as aprendizagens. Encontrei, numa famosa loja sueca, uma caixa livro que no seu interior leva outras 2 caixas. Perfeita para ensinar que a Bíblia divide-se em Antigo Testamento e Novo Testamento. Limitei-me a colar um coração de feltro e as letras AT e NT nas capas. Uma ideia simples, mas eficaz!