Pages

Saturday, February 08, 2014

Vida de Jesus



Vida de Jesus terá sido o primeiro álbum de capa cartonada a ser publicado em Portugal, segundo afirmação do estudioso Leonardo de Sá, no seu Dicionario Universal da Banda Desenhada, pequeno léxico disléxico. 

Editado pela Empresa Nacional de Publicidade, ENP, a editora lisboeta que publicou a revista "Cavaleiro Andante", tratava-se de uma publicação original da Sergio Dal Boni Hasenberg - Agenpress Syndicate-Fidadelfia-U.S.A., sendo datado de Dezembro de 1955.

As suas páginas são impressas a 4 cores, com a dimensão aproximada de 28 por 21 cm, num total de 72 páginas. As páginas teem a particularidade de serem numeradas com números romanos, de VIII a LXVIII.

Esta foi certamente uma edição considerada luxuosa para a época, atendendo ao tipo de papel, a qualidade da capa e da impressão, completamente a cores, o que era invulgar, a que se aliou uma apresentação da autoria do então Cardeal Patriarca de Lisboa, curiosamente manuscrita. No entanto, não é apresentada qualquer menção de autoridade da obra.

No comments: