Pages

Thursday, October 22, 2009

A Tartaruga

Comecei esta semana, finalmente, as aulas com o 1º ciclo. No primeiro ano, contei a História da Tartaruga e da festa no céu, com fantoches de dedo. Os alunos quiseram dramatizar a história (várias vezes), e no final, colorimos. Trabalhei o texto livremente, com base em imagens encontradas na net. Desconheço autor da história e ilustrações, se alguém conhecer, agradeço que me informe.

O Essencial



"Um dia, um dos maiores professores da Universidade, candidato ao Prémio Nobel da Paz, famoso em todo o mundo, chegou às margens de um lago. Pediu ao barqueiro que o levasse a dar um passeio na sua barca. O homem aceitou. E quando já estavam longe das margens do lago, o sábio começou a interrogá-lo. - Sabes história? - Não. - Então um quarto da tua vida está perdida. Sabes astronomia? - Não. - Então dois quartos da tua vida estão perdidos. Sabes filosofia? - Não. - Então três quartos da tua vida estão perdidos. De repente, levantou-se uma tremenda tempestade. O barco, no meio do lago, começou a agitar-se como uma casca de noz. Um vendaval muito forte. Gritando, o barqueiro perguntou ao professor: - Sabe nadar? - Não! - Então toda a sua vida está perdida!"


COMENTÁRIO:

Vimos à escola carregados com livros, porque queremos saber muitas coisas. Temos as nossas disciplinas preferidas. E talvez alguém pense que toda a sabedoria está em aprender tudo o que a ciência e a técnica nos têm para comunicar. Mas o professor do conto tinha essa sabedoria e não se salvou!

Nestes encontros fala-se de uma outra sabedoria. É aquela que nos vem da Palavra de Deus e nos fala do sentido da nossa vida. Diz-nos por que existimos, por que trabalhamos, por que nos amamos como irmãos, por que não erdemos a esperança mesmo nas dificuldades. É uma Palavra de Vida.
in "Bons-Dias" de Pedrosa Ferreira

Sunday, October 11, 2009

Letras para Cartazes


Partilho AQUI um abecedário muito fácil de recortar, para utilizar em cartazes e exposições.

Separadores

Fiz estes Separadores para organizar os materiais para as aulas, por ano. Disponibilizo para quem estiver interessado: Separador para 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4ºano, 5ºano, 6ºano, 7ºano, 8ºano e 9º anos e separador para Documentos.

5 minutos por um dia melhor


"Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Sim, é bom que cumpras os teus deveres em casa e no trabalho. É bom que ajudes os teus amigos, os doentes e todos os que te pedem uma mão. Sim, claro que é bom que vás à missa. É óptimo que tenhas um tempo para estar coMigo a sós. Mas, por favor, primeiro, organiza o teu dia.
Se andas em stress porque não tens tempo para tudo, podes ter a certeza de que não sou Eu que te peço tudo isso. Provavelmente o teu problema é não estabelecer prioridades. Sê humilde e inteligente: primeiro, as coisas mais importantes; depois, as outras. Se, cada manhã, dedicares cinco minutos a preparar o dia vais ver que tudo corre muito melhor.

Um abraço deste Pai que te ama"

O Filho de Homem veio...

Friday, October 02, 2009

ABC Cristão

Fiz este abecedário cristão para os meus filhos, mas julgo que poderá ser utilizado com os alunos de EMRC do 1º ciclo, e com o Despertar da Fé. Fica aqui a partilha!...