Pages

Friday, January 23, 2009

A Arca de Noé

Uma forma diferente de contar a história de Noé e da sua Arca! Em primeiro lugar, os alunos recortaram a tira que conta a história da Arca de Noé, coloriram e colaram numa fita de cartolina, que eu levei para a aula, já previamente cortada. Em seguida, recortaram a arca, fizeram as dobras e colaram os animais. Fizeram os dois cortes na arca para colocar a fita de cartolina, de forma a conseguirem deslizar as imagens à medida que vão contando a história.


Modelos de Fraternidade

Com este tema, pretende-se ajudar os alunos a entenderem o valor da FRATERNIDADE universal, vivido por algumas pessoas. Elaborei uma apresentação para introduzir o tema.


Do Consumismo à Sobriedade

Depois das férias de Natal, na primeira aula com o 9º ano, analisámos a questão do consumismo, mais concretamente, do consumismo natalício. Elaborei um documento com base na reflexão feita AQUI. Um site muitíssimo interessante, ao qual vou buscar muita inspiração.

Sunday, January 04, 2009

Sobre os Reis Magos

Fichas várias para trabalhar o tema dos Reis Magos, com o 1º ano:

Para representar

Tendo Jesus nascido em Belém, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. A Estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. (Mt 2, 1; 9-11)

Depois de ler e analisar com os alunos, esta passagem da Bíblia sobre os Reis Magos, podemos utilizar as imagens seguintes para fazer uma pequena representação.



Ser Presente para os outros

O Menino nasceu! Os Reis Magos fizeram uma longa viagem, para O encontrar. Ânimo, esperança, cansaço, dúvida, vontade de desistir, muitos terão sido os sentimentos por que passaram nessa longa viagem. A estrela foi a confirmação que lhes deu alento para prosseguirem o caminho. No meio de tantas incertezas, deve ter sido muito reconfortante sentirem-se guiados. E a nós? O que nos guia?
Quando finalmente chegaram os seus corações encheram-se de alegria. Uma alegria tão intensa que não resistiram a prostrarem-se e a adorarem-No. Depois, em sinal de louvor e agradecimento, abriram os seus cofres e ofereceram presentes.
E eu? Consigo abrir o meu cofre e ser um presente para os outros?

Saturday, January 03, 2009

Caminhada


A mais longa caminhada só é possível passo a passo.
O mais belo livro do mundo foi escrito letra a letra.
Os milénios sucedem-se segundo a segundo.
As mais violentas quedas-de-água formam-se a partir de pequenas fontes.
A imponência do pinheiro e a beleza de uma rosa começaram na simplicidade das sementes.

Sem a gota de água não haveria a chuva.
O ninho mais singelo faz-se a partir de pequenos ramos.
A mais bela construção não se teria efectuado sem o primeiro tijolo.
As imensas dunas, compõem-se de minúsculos grãos de areia.

É incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida à "Ave Maria" de Bach, e ao "Aleluia" de Hendel.

Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos,
só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, respeito e solidariedade, dia a dia.

Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela: "EU".

Não é fácil nem rápido,
MAS VALE A PENA TENTAR!!!