Pages

Tuesday, September 30, 2008

Jogo Bíblico

Aqui está uma ideia para uma versão bíblica do jogo do Pictionary. Utilizo para fazer um diagnóstico dos conhecimentos bíblicos dos alunos. Construi cartões plastificados para cada figura. Os alunos são divididos em equipas e depois, através de desenhos ou mímica, tentam descobrir a passagem bíblica correspondente. Funciona muito bem com o 3ºciclo.







Para onde Caminhas?

Compromisso


"Senhor, meu Deus, comprometo-me a ser instrumento do Teu amor e da Tua sabedoria junto dos alunos que me são confiados e da comunidade escolar a que pertenço. Testemunha viva do Evangelho, fiel aos ensinamentos da Igreja mãe e mestra, colaborador do Bispo que me nomeia e envia, exercendo a missão educativa que me é confiada com alegria, espírito de serviço e profissionalismo. Assim Deus me ajude."

Thursday, September 25, 2008

Divulgando a EMRC

Com o objectivo de divulgar a disciplina de EMRC, elaborei um panfleto informativo para ser distribuidos pelos encarregados de educação dos alunos do 1º ciclo. Foram fotocopiados e destribuidos ao longo desta semana...


Este ano...

O que desejamos para este ano? Valores para conversar e colorir...

Tuesday, September 23, 2008

Indefinidos

Contrato

Depois da aula de apresentação dos alunos e da apresentação do programa da disciplina, costumo fazer um contrato de comportamento com os alunos do 4º e 5º anos.Analisamos o contrato, os alunos podem colorir e depois é assinado por cada um deles e por mim.

Regresso às aulas

Um desenho para colorir sobre o regresso às aulas. Para usar no primeiro ciclo.

Monday, September 22, 2008

Marcador do Principezinho

Gosto sempre de oferecer aos meus alunos, um marcador de livro com uma mensagem, no início de cada ano lectivo. Este ano, utilizei a famosa frase do livro "O Principezinho". É só imprimir num papel resistente e plastificar!

Sunday, September 21, 2008

Molduras

Ao longo do ano lectivo, costumo criar alguns diplomas, folhetos e cartazes relacionados com a disciplina de EMRC. Costumo utilizar algumas molduras que vou encontrando pela net, para dar um aspecto mais apelativo à mensagem que pretendo transmitir.







Saturday, September 20, 2008

Para falar de regras


No primeiro quadradinho observa-se uma criança dirigindo-se a uma professora. Em que termos o faz? Há respeito? Deveria haver? Porquê? O que é que podemos melhorar para que nos tratemos com respeito?

No segundo quadradinho, um rapaz tenta relacionar-se com outro que tem uma bola. Mas... precisa fazê-lo nesses termos? O que é que falha? Parece-te que, desse modo, vão poder divertir-se a joga à bola juntos?

No terceiro quadradinho uma professora fala com uma aluna. Parece-te que é correcto o que a professora lhe conta? Achas que deve contar aos seus alunos algo semelhante? Achas que emprega, além disso, as palavras adequadas? Porquê? Que relação pode ter isto com "o exemplo de respeito"de que as crianças precisam para não cometer erros, como o rapaz da primeira vinheta?

Começar de novo

Todos os anos, depois das férias de Verão, a vida dá-nos esta oportunidade de começar de novo.
Nós, os adultos e as crianças, revemos as nossas ferramentas de trabalho e, embora pastas e mochilas possam ser os mesmos, pomos em ordem, tiramos o que já não serve. Seleccionamos novas coisas que nos podem acompanhar durante o novo período e recondicionamos outras que já temos, simplesmente porque queremos que continuem connosco.

Mas há uma mochila, a mochila da alma- essa que arrastamos com o coração- onde guardamos muitas experiências: recordações,alegrias e tristezas, triunfos e fracassos, orgulhos e vergonhas.

Esta mochila é a que tenho de preparar com mais cuidado para que o meu novo ano- não só na escola- seja o que eu desejo emereço. Porque cada um de nós merece novas oportunidades para se sentir feliz e pleno com o trabalho e o estudo mas, também, com o tempo de ócio, com familiares e amigos.

Um novo ano lectivo é um enorme ponto de interrogação, um desafio, uma inquietude,uma emoção que está aí à disposição para que avancemos e nos superemos. Todos deveríamos rever o que trazemos de novo para partilhar, o que queríamos deixar de lado, e o que necessitaríamos de melhorar.
E se começarmos por rever as nossas mochilas? Vamos, preparemos juntos esto novo princípio!


adaptado de "Educadores de Infância"

Pequenos gestos...


São os pequenos gestos que nos fazem sentir acolhidos, dar-nos aquela sensação de pertença tão importante para quem está a começar um novo ano lectivo numa nova escola. Este barquinho-mensagem foi oferecido no almoço de acolhimento aos professores...

Saturday, September 13, 2008