Aqui está uma ideia para uma versão bíblica do jogo do Pictionary. Utilizo para fazer um diagnóstico dos conhecimentos bíblicos dos alunos. Construi cartões plastificados para cada figura. Os alunos são divididos em equipas e depois, através de desenhos ou mímica, tentam descobrir a passagem bíblica correspondente. Funciona muito bem com o 3ºciclo.
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Tuesday, September 30, 2008
Compromisso
"Senhor, meu Deus, comprometo-me a ser instrumento do Teu amor e da Tua sabedoria junto dos alunos que me são confiados e da comunidade escolar a que pertenço. Testemunha viva do Evangelho, fiel aos ensinamentos da Igreja mãe e mestra, colaborador do Bispo que me nomeia e envia, exercendo a missão educativa que me é confiada com alegria, espírito de serviço e profissionalismo. Assim Deus me ajude."
Thursday, September 25, 2008
Divulgando a EMRC
Tuesday, September 23, 2008
Contrato
Monday, September 22, 2008
Marcador do Principezinho
Sunday, September 21, 2008
Molduras
Saturday, September 20, 2008
Para falar de regras
No primeiro quadradinho observa-se uma criança dirigindo-se a uma professora. Em que termos o faz? Há respeito? Deveria haver? Porquê? O que é que podemos melhorar para que nos tratemos com respeito?
No segundo quadradinho, um rapaz tenta relacionar-se com outro que tem uma bola. Mas... precisa fazê-lo nesses termos? O que é que falha? Parece-te que, desse modo, vão poder divertir-se a joga à bola juntos?
No terceiro quadradinho uma professora fala com uma aluna. Parece-te que é correcto o que a professora lhe conta? Achas que deve contar aos seus alunos algo semelhante? Achas que emprega, além disso, as palavras adequadas? Porquê? Que relação pode ter isto com "o exemplo de respeito"de que as crianças precisam para não cometer erros, como o rapaz da primeira vinheta?
No segundo quadradinho, um rapaz tenta relacionar-se com outro que tem uma bola. Mas... precisa fazê-lo nesses termos? O que é que falha? Parece-te que, desse modo, vão poder divertir-se a joga à bola juntos?
No terceiro quadradinho uma professora fala com uma aluna. Parece-te que é correcto o que a professora lhe conta? Achas que deve contar aos seus alunos algo semelhante? Achas que emprega, além disso, as palavras adequadas? Porquê? Que relação pode ter isto com "o exemplo de respeito"de que as crianças precisam para não cometer erros, como o rapaz da primeira vinheta?
Começar de novo
Todos os anos, depois das férias de Verão, a vida dá-nos esta oportunidade de começar de novo.
Nós, os adultos e as crianças, revemos as nossas ferramentas de trabalho e, embora pastas e mochilas possam ser os mesmos, pomos em ordem, tiramos o que já não serve. Seleccionamos novas coisas que nos podem acompanhar durante o novo período e recondicionamos outras que já temos, simplesmente porque queremos que continuem connosco.
Mas há uma mochila, a mochila da alma- essa que arrastamos com o coração- onde guardamos muitas experiências: recordações,alegrias e tristezas, triunfos e fracassos, orgulhos e vergonhas.
Esta mochila é a que tenho de preparar com mais cuidado para que o meu novo ano- não só na escola- seja o que eu desejo emereço. Porque cada um de nós merece novas oportunidades para se sentir feliz e pleno com o trabalho e o estudo mas, também, com o tempo de ócio, com familiares e amigos.
Um novo ano lectivo é um enorme ponto de interrogação, um desafio, uma inquietude,uma emoção que está aí à disposição para que avancemos e nos superemos. Todos deveríamos rever o que trazemos de novo para partilhar, o que queríamos deixar de lado, e o que necessitaríamos de melhorar.
E se começarmos por rever as nossas mochilas? Vamos, preparemos juntos esto novo princípio!
Nós, os adultos e as crianças, revemos as nossas ferramentas de trabalho e, embora pastas e mochilas possam ser os mesmos, pomos em ordem, tiramos o que já não serve. Seleccionamos novas coisas que nos podem acompanhar durante o novo período e recondicionamos outras que já temos, simplesmente porque queremos que continuem connosco.
Mas há uma mochila, a mochila da alma- essa que arrastamos com o coração- onde guardamos muitas experiências: recordações,alegrias e tristezas, triunfos e fracassos, orgulhos e vergonhas.
Esta mochila é a que tenho de preparar com mais cuidado para que o meu novo ano- não só na escola- seja o que eu desejo emereço. Porque cada um de nós merece novas oportunidades para se sentir feliz e pleno com o trabalho e o estudo mas, também, com o tempo de ócio, com familiares e amigos.
Um novo ano lectivo é um enorme ponto de interrogação, um desafio, uma inquietude,uma emoção que está aí à disposição para que avancemos e nos superemos. Todos deveríamos rever o que trazemos de novo para partilhar, o que queríamos deixar de lado, e o que necessitaríamos de melhorar.
E se começarmos por rever as nossas mochilas? Vamos, preparemos juntos esto novo princípio!
adaptado de "Educadores de Infância"